Viva um intercâmbio sem sair de casa

Aqui espero expor minha viagem os encorajando a desfrutar do gostinho de representar o Brasil no exterior! Vou escrever tudo o que lembrar e o que vi e pensei acerca de tudo de que fiz! Entre os quais inclui, bebedeiras, pelada internacional de futebol, pegação em boate, jogos de Champions League e acima de tudo um Eurotrip Low Cost, de baixíssimo custo!

Dicas, manhas e muito mais!

domingo, 20 de novembro de 2011

Chegada a Terra da Rainha Parte 2

Tenho que confessar que essa idéia de ser um blogueiro tá me deixando fascinado! No último episódio do diário de um intercambista.. HAHA

Logo após a bateria de testes de nivelamento, o encarregado por Kaplan para ser o responsável pelas atividades sociais dos estudantes, o famoso "Tobaias" , nos convidou para um pequeno passeio pelo centro de Manchester, no intuito de nos mostrar umas boas lanchonetes, onde poderíamos comprar o glorioso celular, assim acabaria com o desespero dos meus pais, e outras coisas mais.

OBS: Antes de continuar com a historinha, deixa eu esclarecer uma coisa: Não se fala "Mânchester" como falam o pessoal da ESPN, e sim "Manchéster".

Ao longo do percurso, curioso como sou, fui puxando assunto com o Tobias, que era um cara de sorriso fácil, que ria de tudo que eu falava, era extrovertido, tudo que ia de encontro ao que não só eu, mas todos pensam dos ingleses.Esse rapaz é um verdadeiro quebra tabu, pois além de ser um inglês as avessas, ele não gostava de FUTEBOL! Dá pra imaginar? Um camarada , da cidade com duas potências do futebol mundial, não ser um amante do mesmo? Nem eu, nem os brasileiros,coreanos,iraquinaos e outros "gringos" acreditamos! Só pra constar, todo mundo é fanático por futebol! Todos de todas as nacionalidades, até o pessoal da Tailândia, Vietnam, Tunísia, e genéricos!

Fig : Galerinha do tour, com o Tobias como fotógrafo

Desculpa aos leitores que não gostam de futebol, mas eu tenho que fazer uma pequena observação aqui.Pude notar que tirando os sul americanos, os mexicanos, todas as pessoas de países pequenos no futebol , torcem para os famosos gigantes europeus , como o Barcelona, Madrid , Manchester United. Tanto é que em Manchester , a maior torcida é a do City, e inclusive, os torcedores do United são meio que visto como "torcedores vira casaca" da cidade, pois lá, as pessoas dizem que em é Mancuniano mesmo, ou seja, quem é da cidade de Manchester, tem que ser um citzen, torcedor do City.

Voltando para o city tour , Tobias nos mostrou além de Picaddilly, onde se localiza o principal ponto de ônibus, que partia pra tudo quanto é canto da cidade,  nos apresentou a uma rua na qual se localizam inúmeros restaurantes, lojas de tudo quanto é gênero e o que eu achei diferente e suuupeer legal: ao longo desta rua tem inúmeros artistas de rua, entre os quais se incluem, cantores, malabaristas e  mágicos! Pô, pessoal, esses artistas parecem profissionais, volta e meia tinha uma banda de rock com umas músicas bem legais, sempre tinha um cover dos Beatles (afinal, Liverpool era logo ali), as vezes aparecia umas bandinhas diferentes, como tocadores de sanfona ou de gaitas de fólio.Porém desde que eu cheguei a Inglaterra sempre tinha a mesma meninha cantando as mesmas músicas, na mesma ordem, tal como, sempre tinha na pracinha apresentações de uns africanos loucos...

Todo dia tinha a menina loirinha, que aparentava uns 15 anos cantando na rua, sempre no mesmo lugar, repetindo sempre o meeesmo repertório! Todo dia , sem excessão ela tava lá, ae eu pensei: " Será que essa imbecil não estuda não?", depois esses gringos ainda vêm falar do Brasil! Lá é cheio de criança fazendo essas apresentações na rua!

E esses africanos? Faziam uma dança feia, mais muito estranha mesmo! Ficavam mexendo a cabeça de um lado pro outro , batendo palma e pulando.. PORRA!!! Era sempre isso! Ficava sempre um nessa coreografia ridícula,  uns outros tocando berimbau e outros instrumentos que não sei o nome... Posteriormente, descobri através de um pessoal da pesada da escola, que esses africanos eram responsáveis por fornecer drogas, tais como maconha e outras...

Ao fim desta caminhada, Tobias nos convidou para ir a um Pub, que segundo ele, era o mais barato da cidade, afinal, ela mesma era a responsável por fabricar suas próprias cervejas... Para os cachaceiros de plantão, vou dar uma explicada sobre como funcionam esses bares ingleses, em especial esse, o Oyster Pub:

Fig: Oyster Pub - Único Pub a céu aberto de Manchester, sendo inclusive o maior deles!

Lá nesses Pubs tendo em vista evitar calotes por parte dos bêbados de plantão, paga-se antes de pegar a bebida, logo não existe essa de consumir antes e depois pagar por tudo em uma conta. As cervejas lá dividem-se em tipos, onde varia a suavidade de cada uma delas.As mais claras, são as mais fracas, na minha opinião, são as melhores, são chamadas de Largers. Já as mais escuras, são geralmente as mais fortes, com cervejas chegando a casa dos 12%. Já o nome, não me perguntem , pois me esqueci!

Os barris das diferentes cervejas, vulgo beer, são dispostas lado a lado, onde de cada um uma torneira, que pro cliente, mais parece uma chopperia. Após receber o pedido o ou a barman enche os , chutando, 500 ml do copão de cerveja, que vem gelada, com o copo também climatizado! É um luxo só!

PS: essa descrição me deixou com um sede... HAHA

Como vocês podem imaginar, nossa primeira ida a um Pub foi uma festa! Mas infelizmente, do grupo dos calouros internacionais, só os brasileiros se juntaram ao boêmio Tobias, na empreitada rumo aos ensinamentos do sábio Homer Simpson! De fato, é meio que um consenso internacional, haver uma conversa em grupo entre pessoas em uma língua onde, um dos membros do grupo não falava a mesma. Logo, com nosso amigo britânico nos forçávamos a falar e praticar o inglês..

É uma verdade absoluta que todo intercambista brasileiro, ao chegar ao seu destino, vendo vários brasileiros, vai tentar evitá-los ou vai tentar combinar de não falar português. Se você não tem força de vontade para fazer a primeira coisa, desista, pois a segunda opção não dará certo! E isso só se percebe através do tempo.Eu não consegui me afastar dos brasileiros, e eles tampouco.Com o tempo, desistimos , mas também descobrimos um truque, o jeito era chamar gringos a roda, e desse jeito seríamos obrigados a falar inglês!!

Então graças a Deus, que em um primeiro momento lá estava o Tobias, e como vocês podem imaginar, voltando ao contexto do barzinho, a cada cerveja no pub, mais rápido falava o Tobias, afinal, ele sem ser por maldade, começava a falar através do alcool como falava com um compatriota seu. Dessa forma, meio que de uma forma indireta, estávamos treinando nosso inglês com esse aumento de velocidade do vulgo "Tobaias".

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Explica pra galera que o Sinclair Oyster Pub, vulgo Old Pub, é o mais antigo de Manchester. Foi atingido pelo bombardeio do IRA que a cidade sofreu em 1996 e reconstruído com ajuda da população preservando as características originais. Se quiser, depois te mando a foto da placa que eu tirei onde conta toda a história do Pub.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, que delícia saber como vc deu esse passo tão importante! E que lugar interessante!
    Como tbm trabalho com moda, tomei conhecimento que Manchester é o um destino bacana para quem vai às compras e que se tem variedades, desde roupas de marca a peças “vintage". É vdd? Curtiu alguma peça ou só camisas dos times locais? O que trouxe?

    ResponderExcluir
  3. Eita aula maravilhosa. Que tipo de aula é mais eficaz do que essa? A união do prazer com o saber, é tudo!!!!Bom demais.

    ResponderExcluir
  4. Dois detalhes.. o tal africano com a danca estranha eh um dos melhores professores de capoeira aqui em manchester, em todos os carnavais da cidade ele esta envolvido e eh uma pessoa super interessante de conversa, quanto as drogas..ja nao sei! E o nome da cerveja, e na minha opiniao, eh a melhor por aqui.. eh a bitter.... saudade que vou sentir da minha amarguinha... haha carol cris

    ResponderExcluir
  5. Bom Pedro, faço minha viagem a Brigthon daqui 6meses e assim como vc perquiso tudo que posso. Pude perceber também que a maioria dos comentários aqui postados são de seus próprios amigos. Então acho legal e válido receber um post de fora. De alguém que realmente esteja vendo o seu blog como um todo!
    Tenho certeza que sua experiência é enriquecedora porém sua pouca idade e experiência faz com que vc seja um tanto quanto exibicionista.
    No inicio de sua história você se diz uma pessoa curiosa que gosta de pesquisar e saber ou ficar por dentro de tudo aquilo que não sabe! Legal, conhecimento nunca é demais em sequência vc comete o maior dos pecados; dizendo que "não sabe quem são esses africanos que faz aquela dança feia e estranha" (fora os palavrões). O fato de você não saber isso, faz de vc uma pessoa normal afinal ninguém nasce sabendo sendo assim o que fazemos neste caso - procuramos conhecer o desconhecido! Pesquisar os povos e suas culturas....o que aconteceu com aquele depoimento que vc deixou anteriormente?(sou curioso; gosto de aprender)!
    Drogas existem em qualquer lugar do planeta vai da cabeça de cada um utiliza-las ou não! Conheço pessoas que usam e conheço pessoas que vendem nem por isso sou como elas. Minha escolha já fiz!O mais engraçado é que sua própria colega comenta, logo aqui em cima que este africano é um dos melhores professores de capoeira de Manchester.
    Como vc não reconheceu a dança da capoeira?Uma cultura enraizada em nosso país?Nossos ancestrais são africanos; nossa história vem do sofrimento do povo negro!Continua.....

    ResponderExcluir
  6. .....ainda não li todos os seus depoimentos mas o pouco que vi me fez pensar em muitas coisas!Não sei qual o seu estilo de vida - rico; classe média ou pobre. Acredito que vc seja assim como eu. Seus pais devem ter trabalhado muito pra oferecer á vc oportunidades que um filho de pais pobres não teria condições!
    Você se prende a valores que não valem nda!Vc se prende a aparência e estilos que numa guerra por exemplo não valerão de nda!
    Qdo vc menciona o polonesa como gorda e outras coisas mais....santo Deus o que vc esperava? Uma modelo rica ou uma prostituta local bem sucedida?Cadê a tal pesquisa de cultura que vc havia feito antes de sua viagem?
    Vc já ouviu a história de que o Brasil sim, é um país rico?! Temos água, frutas, vegetais...tudo que plantamos colhemos.....na europa as pessoas ficam até 4 dias sem tomar banho e as mulheres ficam até 30 dias sem lavar os cabelos (no caso dos compridos!
    Se vc espera por pessoas lindas, jovens, ricas e muito luxo; deveria ter se hospedado em hotel!
    Qto aos animais nem vou comentar....a banalidade toma conta dos jovens neste país!
    Não espero ter luxo e muitos menos conhecer as "altas estrelas" da noite ou do dia! O que espero realmente é um bom aproveitamento deste intercâmbio aprender tudo qto for possível - ao contrário de vc; não comecei meu inglês aos 7anos e sim á pouco mais de 1ano! Sou jovem; casada e tenho dois filhos! Imagine o qto será dificil pra mim deixar meus filhos e meu marido mas faço isso pelos meus filhos tb; assim posso dar oportunidades que talvez eles não tenham com o governo deste país!
    Só mais uma coisa - já parou pra pensar que vc tb pode ter feito papel de estranho; esquisito; brasileiro mal educado e tantas outras coisas ao povo britânico?

    ResponderExcluir